Paciente em cuidados paliativos realiza sonho de casamento em hospital de Fortaleza; vídeo
09/08/2025
(Foto: Reprodução) Paciente internada em cuidados paliativos realiza o sonho do casamento
O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), em Fortaleza, foi palco de uma cerimônia de casamento nesta sexta-feira (8). Internada há dois meses e atualmente em cuidados paliativos, a professora Milena Oliveira, de 37 anos, realizou o sonho de se casar com o companheiro, Ivan Oliveira, de 39 anos.
Apesar de já terem oficializado a união no civil, o casal tinha o desejo de celebrar o casamento religioso, mas o sonho precisou ser adiado devido ao estado de saúde de Milena. Com o apoio da equipe multiprofissional que acompanha a paciente, o casal finalmente pôde viver o momento que tanto esperava.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Uma história de mais de duas décadas
Paciente do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara realiza o sonho do casamento
Bruno Brandão/Ascom HGWA
Milena e Ivan compartilham uma história de 21 anos, que teve início ainda na adolescência, ela com 14 anos, ele com 16. A relação começou com uma amizade, fortalecida ao longo dos anos pelo companheirismo e pela construção de uma vida juntos.
Em 2016, realizaram o sonho da casa própria. Já em 2021, foi Milena quem assumiu os cuidados quando Ivan sofreu um acidente e precisou de apoio durante a recuperação.
Pouco tempo depois, Milena começou a apresentar os primeiros sintomas da doença, com dores abdominais. Mesmo após passar por sessões de quimioterapia e radioterapia, o quadro evoluiu. Em abril deste ano, episódios de tontura levaram ao diagnóstico de uma lesão no cérebro. Desde então, ela segue internada no HGWA, recebendo cuidados paliativos.
Nosso relacionamento sempre foi cheio de muito companheirismo, um cuidando do outro. Desde 2021, tínhamos o desejo de casamento. Em junho, participamos de um arraial no Waldemar e fomos convidados para sermos os noivos da festa. Agora, oficialmente, estamos casados. É um sonho realizado.
Casamento no Hospital
Cerimônia emocionou pacientes, familiares e profissionais de saúde no HGWA.
Bruno Brandão/Ascom HGWA
Ivan Oliveira afirma que o sonho de celebrar o casamento religioso precisou ser adiado devido ao avanço da doença de Milena. Segundo ele, o apoio da equipe multiprofissional do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara foi fundamental para transformar o desejo do casal em realidade.
“Há quatro anos venho me dedicando a estar com ela todos os dias. Pausamos nosso sonho, mas agora conseguimos. A equipe nos acolheu e tomou a frente para fazer acontecer”, conta.
A coordenadora da Psicologia do HGWA, Jamile Vasconcelos, ressalta que a realização do matrimônio no hospital surgiu a partir de uma escuta cuidadosa e de um olhar que vai além do tratamento da doença.
Quando conversamos sobre o quadro clínico, a Milena nos apresentou alguns desejos e sonhos. Um deles era voltar para casa, mas naquele momento não foi possível pela condição de saúde. O outro, casar e comungar, era algo que trazia um brilho diferente aos olhos dela. A partir daí, a equipe se uniu para tornar esse momento realidade.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: